Myrian de Campos
A neurociência, matéria pouco divulgada num passado recente, há alguns anos vem comprovando cientificamente a eficiência da Análise Bioenergética na terapia de inúmeros distúrbios psíquicos.
Isto me deixa realmente satisfeita com a atitude intuitiva que tomei, no inicio da minha carreira como psicóloga clínica, em colocar toda minha paixão e entusiasmo que sentia em relação às possibilidades da Análise Bioenergética. Tomei este caminho pois considerei mais dinâmico e com resultados mais rápidos do que as terapias convencionais.
Nesse tempo Análise Bioenergética já se solidificava nos Estados Unidos e Europa, mas no Brasil brotava muito timidamente e de uma maneira não sistematizada.
Sentia assim, uma necessidade de me aprofundar na teoria e na prática desta matéria, para torná-a mais consistente.
Neste tempo já havia lido todos os livros de Alexander Lowen editados no Brasil (1968-1980) e alguns livros comprados no exterior.
À medida que os lia, minha admiração pelo autor e suas idéias me fez procurar seu endereço em Nova York para marcar uma consulta e ter a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.
Não havendo recebido resposta desta carta, chegando a Nova York, telefonei para o Instituto onde ele tinha seu consultório e fiquei agradavelmente surpresa, ao saber que sua secretaria marcara três horários para mim.
Ele me atendeu de maneira muito acolhedora e notando o meu grande interesse por suas teorias e técnicas e a enorme admiração que demonstrava por sua genialidade me incentivou a criar uma Sociedade de Anàlise Bioenergética no Brasil.
Para que isto fosse viável ele escreveu para um treinador internacional que combinasse comigo a maneira de iniciar uma formação sistematizada da Analise Bioenergética entre nós.
Neste ano de formação, o treinador esteve conosco três vezes em São Paulo, e após este período declarou fundada a Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética (SOBAB) por Myrian de Campos (1981).
Reuni alguns colegas e amigos psicólogos e psiquiatras e com o seu apoio, tornou-se possível a fundação da sociedade e a formação de CBTs, dando continuidade a SOBAB até os dias de hoje.
Assim como a SOBAB em São Paulo foram surgindo em outras cidades brasileiras, instituições com à mesma finalidade isto depois de 1990.
Continuo com a mesma fé e entusiasmo pelo caminho que escolhi e agradecendo aquele que generosamente me revelou e apoiou suas descobertas no campo da Análise Bioenergética, ALEXANDER LOWEN.