Curso de Formação na Teoria e Clinica Bioenergética, cujo objetivo é formar Analistas Bioenergéticos.
Esta formação acontece principalmente através da estratégia de workshops vivenciais com fundamentação teórica. Supervisões, palestras e grupos de estudo contribuem neste processo. O conteúdo inclui além da teoria bioenergética, a teoria reichiana, teoria psicanalítica básica, noções das teorias do desenvolvimento, vincular e objetal, anatomia do movimento, técnicas diversas de intervenção corporal. Temas estes articulados com as questões do contemporâneo.
A formação ocorre em duas fases:
1ª Fase - Princípios básicos da Bioenergética/Teoria e Prática
2ª Fase - Clínica Bioenergética
A formação completa é destinada a psicólogos, médicos e profissionais da saúde. A primeira fase é aberta a estudantes universitários e/ou profissionais da saúde, educação, esportes e artes, interessados em conhecer os elementos teóricos e práticos da bioenergética, e sua possibilidade de aplicação no trabalho com grupos (coletivos, equipes, instituições hospitalares, educacionais, organizações, etc.).
A Analise Bioenergética é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida por Alexander Lowen, a partir da obra de Wilhelm Reich, tendo como eixo a inseparabilidade mente- corpo e seus processos energéticos. A Bioenergética trabalha com a analise da história de vida do individuo conectada com sua expressão no corpo. Neste sentido o foco privilegiado das intervenções é o corpo, seus processos energéticos, bloqueios e pulsações, sempre analisadas na sua unidade psico- somática. Alexander Lowen desenvolveu uma teoria própria, onde a leitura corporal e as técnicas criadas são um rico instrumental no restabelecimento da vitalidade, e na criação da sustentação da vida no corpo.