A Análise Bioenergética é uma abordagem psicoterápica, criada por Alexander Lowen em 1956, a partir da obra de Wilhelm Reich.
Lowen desenvolveu técnicas de intervenção corporal, tendo como objetivo o estabelecimento da autoconsciência, autodomínio e autoexpressão, através da pulsação e do fluxo energético.
Ao estruturar, desenvolver e aprofundar a descrição do funcionamento dos tipos caracterológicos descritos por Wilhelm Reich, introduziu a leitura corporal. Esta ferramenta permite que o psicoterapeuta entenda a dinâmica energética dos bloqueios ligada à compreensão da história do paciente.
Lowen desenvolveu os conceitos básicos de grounding, respiração e sexualidade e estendeu o conceito da análise do caráter para o físico, mostrando como os tipos caracterológicos são estruturados no corpo.
A Análise Bioenergética trabalha no sentido de resgatar a autorregulação do organismo e a integração dos aspectos físicos, psíquicos, emocionais do ser humano.
Com a evolução das teorias do desenvolvimento e com as questões da atualidade, a Análise Bioenergética agregou o aspecto relacional/vincular como outro fator primordial e necessário para o entendimento e superação dos conflitos que aconteceram na vida do indivíduo.
Tudo isso visa possibilitar a compreensão, elaboração e transformação do ser.